Questões mais frequentes

Esta página resulta da compilação das perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a raça Bulldog Francês. Aqui poderá encontrar informação útil para o dia-a-dia do seu Bulldog Francês.

Se não encontrar resposta à sua pergunta contacte-nos que teremos todo o gosto em responder, envie-nos um e-mail para: [email protected]

Questões Gerais

Alimentação

Comportamento

Características

Saúde


Questões Gerais

  • Conhece alguém que tenha um Bulldog Francês para dar? Quero adotar um Bulldog Francês!

Não existe para já muitos casos de abandono em Portugal do Bulldog Francês. Contudo quando estes acontecem os donos costumam fazer uma publicação em páginas dedicadas à raça e muito rapidamente se encontra um dono. As situações de adoção são pontuais e bastante reduzidas.

  • Quanto custa um Bulldog Francês?

O preço de um cão é um fator importante quando se pensa em comprar um animal de estimação. Para as pessoas que querem comprar um Bulldog Francês esta questão torna-se ainda mais importante. O preço de um Bulldog Francês pode variar entre 250 e 1000€. Perceba mais sobre a variação do preço aqui.

  • Porque é que um Bulldog Francês custa tanto dinheiro?

Os cruzamentos de Bulldog’s Francês requerem experiência e tempo. É necessário ir isolando os problemas mais típicos da raça ao longo de anos. Este processo é lento e gradual e implica um investimento muito grande de tempo e dinheiro. Pode perceber mais sobre a questão do preço aqui.

  • O Bulldog Francês é um cão ideal para mim?

O Bulldog Francês é um cão muito carinhoso e gosta da companhia de pessoas. Este requer atenção e alguns cuidados, leia em detalhe o nosso artigo para perceber porque é que o Bulldog Francês é o cão ideal para si.

  • Como faço para encontrar um criador de Bulldog Francês?

A escolha de um Criador de Bulldog Frances é algo a que devemos dar especial atenção. Os bulldog´s franceses são animais sensíveis a nível de saúde e uma cruza mal feita acarreta custos bastante elevados.

O clube português de canicultura disponibiliza a lista dos criadores registados e com ninhadas à menos de 6 meses.Pode consultar a lista aqui.

  • Comprei um Bulldog Francês, o que devo ler/saber primeiro?

Quem tem um animal de estimação tem consciência de que o animal precisa de cuidados. Desde vacinação e banhos até às escovagens, todos estes tratos são imprescindíveis para a saúde do animal assim como para a sua longevidade. Leia mais sobre cuidados saúde e higiene aqui.

  • Como encontrar uma ninhada de Bulldog Francês?

É importante que os criadores estejam registados no Clube Português de Canicultura, o que permitefazer o registo das ninhadas. O CPC disponibiliza a lista dos criadores registados e com ninhadas à menos de 6 meses. Pode consultar a lista aqui.


Alimentação

  • Quantas vezes por dia posso dar comida ao meu Bulldog Francês?

A comida ideal para o Bulldog Francês costuma ser a ração. Pode dar esta ração 2 vezes por dia a um frenchie adulto, uma de manha e outra à noite, neste caso faz a divisão da ração em duas porções. Para um frenchie mais novo pode dar ração 3 vezes por dia. Leia mais sobre alimentação aqui.

  • Qual a quantidade ideal de ração para um Bulldog Francês?

A quantidade de ração a dar ao nosso animal varia, para dar a dose correta devemos ponderar, acima de tudo, o peso e a idade do animal. Para saber mais sobre a quantidade ideal consulte aqui.

  • Como fazer a mudança de ração?

É muito importante, caso queira trocar a marca da ração do seu Bulldog Francês nunca se esqueça de fazer o ‘desmame’, é muito importante que tenha isto em mente! É de extrema importância fazer uma correta alternância das rações.

  • O meu Bulldog Francês vomitou depois de comer!

O Bulldog Francês é muito sôfrego a comer e é bastante sensível de estômago. Por vezes o frenchie pode comer e vomitar de seguida. Para contornar esta situação, existe taças e dispensadores de comida disponíveis no mercado para ajudar o animal a comer mais devagar.  Mas se vomita com frequência deve procurar um veterinário.


Comportamento

  • O Bulldog Francês é o cão ideal para mim?

O Bulldog Francês é uma raça de cães muito apreciada, contudo existem sempre alguns aspetos que devem ser pensados antes de adquirir qualquer animal de estimação. O ambiente em que o animal deve estar inserido é extremamente importante para lhe dar o melhor conforto possível. Leia mais aqui.

  • Como os Bulldog’s Francês se dão com outros animais?

O Bulldog Francês é uma raça de cães de companhia, guarda e lazer. Esta raça é bastante sociável, contudo existem alguns casos de incompatibilidade com outras raças. Por vezes é necessário recorrer ao treino para ajudar a solucionar os problemas.

  • Como os Bulldog Francês se comportam com crianças?

O Bulldog Francês é extremamente paciente e sociável com crianças, não deixa contudo de ser um animal. É necessário supervisionar estas relações para evitar situações difíceis. A educação da criança deve ser orientada no sentido de respeitar e cuidar dos animais.

  • O Bulldog Francês ladra muito?

O Bulldog Francês é um animal  ideal para quem gosta de paz e sossego, visto que esta raça raramente ladra, e muitos nem sabem ladrar. Comprove aqui.

  • Qual o tipo de temperamento e personalidade do Bulldog Francês?

O Bulldog Francês é um cão muito brincalhão e é capaz de se entreter durante muito tempo com os brinquedos de que mais gosta. Adora brincadeiras sobretudo com o seu dono e caracteriza-se como sendo um animal cómico por natureza. Aprenda mais sobre o seu temperamento aqui.

  • Os Bulldog’s Francês são agressivos?

Não. Bulldog Francês é um cão amoroso, sociável e extremamente pacífico. No entanto pode haver excepções, os casos de agressividade conseguem resolver-se facilmente com treino adequado. Leia mais sobre o seu temperamento aqui.

  • O Bulldog Francês roí muito?bulldog frances roendo

Até ao 2º ano de vida é frequente acontecerem incidentes como: cantos dos móveis, sapatos, brinquedos, meias roídos. Após o 2º ano a tendência é acalmar, contudo às vezes algumas camas “explodem”.


Características

  • Quais as cores e padrões dos Bulldog Francês?

Uma característica que torna a raça Bulldog Francês tão especial é existirem cães com diferentes cores e padrões muito diferentes. Todos acabam por ser diferentes, únicos, e sem dúvida que são bastante bonitos. Alguns dos padrões mais comuns são preto, branco, tigrado… descubra mais cores aqui.

  • Quanto tempo demora em média as orelhas a subir do Bulldog Francês?

As orelhas demoram em média até 2 meses a subir. Em algumas situações é necessário recorrer a vitaminas que devem ser recomendadas por um veterinário ou o uso de talas para segurar. Para saber mais detalhes consulte aqui.

  • Até que idade se desenvolve um Bulldog Francês?

A raça Bulldog Francês, cresce normalmente até cerca dos 2 anos de idade. Os frenchies a certa altura não cresce em tamanho mas alarga e ganha massa muscular. Estes são considerados cães de raça média.

 

  • Que cuidados devo ter com o calor?

Qualquer animal deve ser protegido do calor, o frenchie mais ainda por questões de estrutura física do animal. Estes são considerados animais de raça braquicefálica (focinho achatado). Leia as aqui as dicas para ajudar o seu bulldog francês com calor.

  • As bufas do Bulldog Francês cheiram muito mal?

Os relatos dos sobreviventes são tenebrosos, cheiram mesmo muito mal e acontecem com muita frequência. Uma boa ração consegue minimizar estes efeitos colaterais. Para saber qual a alimentação ideal para o seu frenchie leia aqui.

  • O Bulldog Francês é uma raça saudável?

Sim, contudo exige muitos cuidados e disponibilidade monetária. Tenha especial atenção à saúde do seu Bulldog Francês pois este animal é muito sensível. Leia mais sobre os cuidados a ter com o seu Bulldog.

  • O meu Bulldog Francês pode ficar sozinho?

Sim, se for deixado sozinho durante grandes períodos de tempo, pode destruir um pouco de tudo à sua volta, funcionando como forma de entretenimento. É um animal muito dependente da família e precisa da sua atenção para que se sinta bem. Leia mais sobre o seu temperamento aqui.

  • O Bulldog Francês sabe nadar?

Sabe, mas cansa-se muito rápido. Não o deixe sozinho na piscina!


Saúde

  • O meu Bulldog Francês tem carocinho no olho! (talo)

Como os Bulldog´s Franceses são animais sensíveis, a sua dona foi logo ao veterinário e o talo revelou-se ser uma mordidela de um bicho! Leia mais sobre este caso aqui.

  • O que fazer ao olho de cereja do meu Bulldog Francês!

Se notar que o seu frenchie tem olho de cereja, ou seja, um prolápso da glândula da terceira pálpebra deverá colocá-la no lugar de imediato. Como posso fazer isso? Com o seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula. Faça leve pressão para baixo e mantenha assim por alguns segundos. Quando remover o dedo irá notar que a bolinha desapareceu. Faça isso sempre que notar a saída da glândula. Veja como se faz neste video:

  • Quando posso castrar o meu Bulldog Francês?

A castração deve ser realizada antes da puberdade. Nos machos deve ser entre os 7 e os 10 meses e nas femeas deve ser antes do 1º cio para beneficiar da redução de desenvolver tumores mamários.