Conheça os cuidados saúde e higiene do Bulldog Frances

Quem tem um animal de estimação tem consciência de que o animal precisa de cuidados. Desde vacinação e banhos até às escovagens, todos estes tratos são imprescindíveis para a saúde do animal assim como para a sua longevidade. O nosso artigo tem como objetivo dar conta dos cuidados que o Bulldog Francês necessita no que diz respeito à sua saúde e higiene. Se tem ou pretende adquirir um Bulldog Francês saiba com o nosso artigo quais os cuidados ideais a ter.

Para conhecer todos os aspetos da saúde e higiene do Bulldog Francês há que distinguir os cuidados com a higiene dos cuidados com a saúde. Por isso mesmo comecemos por analisar os cuidados com a saúde, que são o principal meio de manter o seu animal saudável por longos anos:

Cuidados de saúde:

  • O Bulldog Francês é um cão de saúde frágilbulldog frances Cuidados de saude

Tenha especial atenção à saúde do seu Bulldog Francês pois este animal é muito sensível. Os cuidados de saúde nesta raça devem ser redobrados pois o Bulldog Francês é propenso a doenças cardíacas devido à sua estrutura robusta. Esta predisposição acentua-se quando o cão sofre de excesso de peso.

  • Controle o peso do seu animal

Como foi dito no ponto anterior, o Bulldog Francês tem grande predisposição a doenças cardíacas quando sofre de excesso de peso. O aumento da massa gorda é também frequente nesta raça de cães portanto deve controlar o peso do seu cão através da ração ou alimentos indicados.  O controlo do peso do seu animal é imprescindível para a qualidade da sua saúde.

  • Tenha especial cuidado com as temperaturas altas

Também devido ao possível excesso de peso o Bulldog Francês é muito sensível a temperaturas altas. Apesar da sua curta pelagem esta raça de animais é intolerante a temperaturas demasiado altas e por isso mesmo deve manter o seu animal em condições atmosféricas temperadas quando possível e verifique sempre se o animal possui sombra e água disponíveis.

  • A saúde e a pele do Bulldog Francês

O Bulldog Francês é caracterizado pelas suas rugas no focinho. Estas rugas devem ser limpas de modo a evitar problemas de pele como a Dermatite Atópica, que já é hereditária na raça Bulldog Francês mas que pode ser diminuída através dos cuidados com a pele. Este aspeto é importante para a saúde do seu animal, afinal a higiene está totalmente ligada à saúde.

  • Vacinação e veterinário

Como qualquer animal, o Bulldog Francês deve possuir toda a vacinação em dia assim como visitar regularmente o veterinário. Por vezes existem problemas nos nossos animais que não conseguimos reconhecer. Esta raça de cães com características tão frágeis e peculiares devem ter um especial cuidado. Não hesite em levar o seu animal ao veterinário caso encontre algum problema ou tenha alguma dúvida.

Os aspetos relacionados com a saúde estão de todo relacionados com os cuidados de higiene. Sem estes cuidados os problemas de saúde podem surgir ou aumentar o seu risco.

Cuidados de higiene:

  • Faça escovagens

A escovagem do pêlo do Bulldog Francês é muito importante, ainda que o pêlo deste animal seja curto. Ainda assim tem grande tendência a cair e para isso a escovagem é imprescindível. Quanto à frequência de escovação, esta pode ser efetuada semanalmente devido à dimensão do pêlo do animal, contudo pode efetuar escovagens diárias de modo a relaxar o seu animal.

Bulldog Francês HigieneA escovagem é muito importante pois elimina os pêlos que já caíram, os chamados pêlos mortos. Para além disso o seu animal desfruta de um momento de puro relaxamento. A escovação deve ser realizada num local onde possa haver queda de pêlo, visto que os pêlos mortos vão sair. Existem ainda alguns cuidados especiais que deve ter durante a escovação, tais como o facto de não começar a escovar pelas patas assim como um especial cuidado na escovação no dorso.

  • Limpe o focinho do seu cão frequentemente

Como já havíamos referido no ponto relativo à saúde, a raça Bulldog Francês possui rugas no focinho e por esse mesmo motivo esta zona do corpo deve ser limpa com especial cuidado de modo a evitar futuras doenças. Limpe com cuidado por entre as rugas do focinho do seu animal.

Existem também outros aspetos que deve ter em atenção sobre o seu animal. É importante referir que o Bulldog Francês tem predisposição para  babar-se e ressonar durante o sono. Por isso mesmo aconselhamos a deitar o seu animal num lugar próprio e confortável.